Para crescer
A força do poder transformador da educação
Em sua 13ª edição em Pelotas, projeto Poder Escolar abre as inscrições a partir desta quarta
No ano de 2001, o projeto Poder Escolar nasceu a partir de uma demanda das escolas para a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O pedido transformou-se em trabalho de extensão universitária desenvolvido por sete instituições. Para a 13ª edição do encontro, que ocorre neste ano, entre os dias 17 e 20 de julho em Pelotas, as inscrições começam nesta quarta-feira (8).
De acordo com a professora da Faculdade de Educação da UFPel e há cinco anos organizadora do evento, Ligia Cardoso Carlos, o projeto foca na formação continuada dos professores de educação básica e na gestão democrática das escolas. São sete as instituições parceiras e coordenadoras: a Faculdade de Educação da UFPel, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a Secretaria Municipal de Educação (SME), a 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE), o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), o Conselho Municipal de Educação de Pelotas e o 24º Núcleo do Centro de Professores do Estado do RS (Cpers).
O Poder Escolar não ocorre desde o ano de 2014, quando a edição reuniu mais de mil pessoas no Theatro Guarany. Porém, as reuniões entre professores e a comissão organizadora, que é composta por representantes das instituições parceiras, continuaram durante o período, segundo Ligia. “O sucesso do evento desde 2001 se deve ao diálogo com as escolas e com as entidades. É uma construção na qual os professores expõem os temas de seu interesse”, diz.
A programação é direcionada às escolas públicas, mas as particulares e alunos das licenciaturas também participam. São tradicionalmente realizadas durante os dias de evento apresentações de experiências de sala de aula, conferências, atividades culturais e rodas de conversa a respeito de diversos temas de interesse de professores, pais e alunos, tais como as mudanças no Ensino Médio e as relações étnico-raciais e de gênero. “Por conta de sua relevância, o Encontro sobre o Poder Escolar já faz parte da cultura da educação continuada em Pelotas e região”, enfatiza a coordenadora.
Inscrições
Com o tema O que concerne a todos deve ser decidido por todos, cuja frase é do professor universitário Leonardo Boff, a 13ª edição do Encontro sobre o Poder Escolar tem data e local para ocorrer: entre os dias 17 e 20 de julho no Theatro Guarany. As inscrições (com apresentação de experiências de sala de aula) começam nesta quarta-feira exclusivamente pelo site do evento. O valor da inscrição é de R$ 50,00.
A divulgação das experiências selecionadas será feita no dia 8 de maio. Para participar como ouvinte, as inscrições iniciam em 10 de maio e terminam no dia 19 do mesmo mês. A programação deve ser divulgada em breve pela comissão organizadora.
Mais informações no site do evento ou pelo e-mail [email protected].
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário